quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ATIVIDADE EXTRA DE FÍSICA (QUEDA LIVRE)

1º Ano - Prof. Ubiratan

01. Um corpo é considerado em queda livre próximo à superfície da Terra quando sua aceleração é g (aceleração da gravidade), que é constante durante a queda. Considerando g = 10 m/s² e sabendo que um corpo, abandonado do repouso, do topo de um edifício, leva 3s para atingir o solo, determine:
(a) a velocidade escalar do corpo ao atingir o solo;
(b) a altura do edifício.

02. Quando um corpo é lançado do solo, verticalmente para cima e próximo da superfície da Terra, sua aceleração é  g (acel. da gravid. negativa: g = - 10 m/s² ). Sabendo que um corpo é lançado verticalmente para cima com velocidade inicial de 40 m/s e que a aceleração da gravidade, para baixo é g = 10 m/s² (acel. da gravid. positiva), determine:
(a) a altura máxima atingida pelo corpo;
(b) o tempo em que o corpo permanece no ar.

ATIVIDADE EXTRA DE FÍSICA (TROCAS DE CALOR)

2º Ano - Prof. Ubiratan

01. (UFPE/adaptada) Um litro de água. a uma temperatura de 20ºC, é misturado com dois litros de água que estavam inicialmente à temperatura de 50ºC. No equilíbrio, a temperatura final será de? 

02. (Efoa-MG/adaptada) Um corpo de alumínio com massa de 10 g e temperatura de 80ºC é submerso em água, com massa de 10 g e temperatura de 20ºC. Considerando só as trocas de calor entre o alumínio e a água, de quanto é a temperatura de equilíbrio térmico? (Dado: Calor espec. do alumínio c = 0,20 cal/gºC).

03. (Fuvest-SP) Uma dona de casa em Santos, para seguir a receita de um bolo, precisa de uma xícara de água a 50ºC. Infelizmente, embora a cozinha seja bem aparelhada, ela não tem termômetro. Como pode a dona de casa resolver o problema? (Proponha um procedimento correto desde que não envolva termômetro.)

04. Misturamos 1 litro de água a 30ºC com 1 litro de água a 50ºC. Desprezando as perdas para o ambiente, qual será a temperatura de equilíbrio?

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ATIVIDADE EXTRA DE MATEMÁTICA

Série: Professor: Alfredo

 
01. Determine o resto das divisões abaixo:
(a) A(x) = x5 + x4 – x3 + x2 – x + 1 por B(x) = x – 1
(b) A(x) = 8x3 – 4x2 + 2x – 3 por B(x) = 2x - 1
 
02. Calcule m, sabendo que o resto da divisão de x³ + mx² – 3x + 1 por 3x – 1 é igual a 1.
 
03. Determine a para que o polinômio P(x) = x² + ax + 7 seja divisível por 3 – 2x.
 
04. Efetue as divisões de A(x) por B(x) abaixo empregando o dispositivo de Briot-Ruffini.
(a) A(x) = 2x4 – x³ + 3x² + 5 e B(x) = x – 2.
(b) A(x) = 3x³ – x² + x + 2 e B(x) = 3x + 2.